|
Evandro e Conte Jr (ativa), Prefeito João Cury, secretário de Esportes Marcolim, Otávio Ferraz Ferreira (SESI) |
A edição 2012 dos Jogos Universitários de Botucatu foi oficialmente lançada na manhã desta quinta-feira (29), no auditório Cyro Pires, na Prefeitura Municipal. A solenidade contou com a presença do Prefeito João Cury Neto, secretário municipal de Esportes e Lazer Marcelo Henrique Ventrella Marcolim; do diretor da unidade SESI Otávio Augusto Ferraz Ferreira, do vereador presidente da Câmara Municipal Curumim; representantes da Ativa Comunicação e Eventos, membros de atléticas e instituições de Ensino Superior, Imprensa e outros interessados no assunto.
O Secretário Municipal de Esportes, Marcelo Henrique Ventrella Marcolim destacou a importância da competição na movimentação esportiva da cidade e no estímulo do esporte de alto rendimento entre os estudantes. "Botucatu ganha, a Cidade e o Esporte ganham. A Prefeitura tem que ser parceira", afirma.
O diretor do SESI Otávio Augusto Ferraz Ferreira mostrou-se contente em participar institucionalmente do evento. "Para o SESI é muito importante a participação, estamos cedendo as instalações e é pouco mediante a importância do evento para a Cidade", declara.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Curumim, o JUBs encontra-se com o crescimento e mudança de conceitos que Botucatu está passando."O vereador Xê fez a proposta da inclusão do JUBs no calendário oficial e todos os vereadores foram favoráveis ", disse.
O Prefeito João Cury agradeceu a presença da Imprensa. "É fundamental a presença de vocês (Imprensa), dá visibilidade, credibilidade e retorno aos patrocinadores e parceiros".
Cury destacou o crescimento institucional dos JUBs. "É importante não depender do Poder Público, que é claro tem que ajudar. Quantos eventos acontecem um ano de depois não acontecem mais? isso acontece porque não institucionalizaram e esse que é o maior ganho do JUBs, a cada ano ganha mais corpo", explica.
Competitividade - um dos organizadores do evento, o jornalista José Alberto Conte Junior explicou que em 2012 o evento teve maior procura e aceitação por parte dos alunos, além de força institucional. "Tivemos que perder para ganhar. Diminuímos em número de atletas, mas ganhamos em atléticas participantes e atletas realmente interessados, e institucionalmente, sobretudo com a realização em parceria com a Sabesp e o SESI", disse.
Organização - Evandro Ferreira, da Ativa Comunicação e Eventos, apresentou o projeto, modalidades,
locais de competição, participantes, parceiros e patrocinadores, "é importante ressaltar que a maioria permanece conosco, acreditando no potencial e nos valores que os JUBs transmitem", conta. O organizador também explicou sobre a modalidade social e o plantio de uma muda de árvore nativa para cada atleta inscrito, que serão feitos nas próprias faculdades.
Comunicação - na ocasião foram lançadas a edição do Informativo JUBs e as peças publicitárias da edição 2012. O informativo apresenta editorial sobre o esporte universitário no Brasil e como os JUBs posicionam Botucatu à frente das demais competições; além de entrevistas com diretores de instituições, presidentes de atléticas e depoimentos colhidos na 2ª edição, em 2011.
Prefeito diz que esporte deve ser prioridade das instituições de Ensino
Durante o lançamento oficial dos jogos Universitários de Botucatu 2012, o Prefeito João Cury comentou sobre as dificuldades da realização do evento.
"Como diria Don Zione (arcebispo de Botucatu morto em 2007), é difícil fazer bem o bem, e no caso dos JUBs é uma luta sensibilizar atletas, parceiros, patrocinadores. O que vocês (organizadores) fazem é um exemplo de perseverança e determinação, porque construir esporte é difícil e o esporte universitário mais ainda, porque equivocadamente, o esporte não está nas prioridades das instituições, ainda não há esse conceito".
"O Esporte pode ser uma grande jogada de marketing da faculdade, pois muita gente da valor ao esporte, é um investimento nas pessoas, a universidade em si é efêmera, abstrata, o que faz a universidade são seus alunos e o universitário não só aquela pessoa do banco da sala de aula, ele precisa uma política dele como um todo e o JUBs tem esse papel, essa visão holística, da integração, da solidariedade, da consciência ambiental".
Cury finalizou falando da importância da comunidade acadêmica universitária para a Cidade. "os universitários são uma força econômica muito importante para Botucatu. O JUBs tem essa visão holística do estudante, saúde, esporte, integração, social, meio ambiente, tudo isso é de interesse público e por isso a Prefeitura tem que estar envolvida ao máximo".
Os Jogos Universitários de Botucatu (JUBs) são uma criação da Ativa Comunicação e Eventos, realização em parceria com a Sabesp, Sesi e Prefeitura Municipal de Botucatu; patrocínios da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), instituto de Biociências de Botucatu (IBB), F5 WebNet, Revista Botucatu Especial, Criativa FM, Jornal Mais Botucatu, TV Alpha; apoios Rebram, Gráfica Santanna, Leia Notícia, PrintXpress, Posto Vital Brazil, Coopercab, UHM Elétrica, Panificadora Rainha, Unifac, Fatec, Univértice, Uzze, A Libanesa.
Fotos: Leandro Rocha/ ACI FMB